Avenida Tancredo Neves, 2360 - Santo Onofre/Cascavel-PR      45-3228 2883

Vale a pena abrir um negócio depois da pandemia?

Por Camila Chaves

Há quase onze meses o coronavírus chegou ao Brasil e fez com que a nossa rotina mudasse drasticamente. Desde então, toda a população tem lutado para habituar-se às mudanças em nosso estilo de vida.

Muitas empresas tiveram que adaptar-se e oferecer serviços de forma online, outras fecharam por um período e precisaram usar seu capital de giro. Mas com relação ao empreendedorismo, a grande questão é se vale ou não a pena abrir um negócio após a pandemia.

Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre esse assunto. Acompanhe:

Qual o impacto da pandemia na hora de abrir um negócio?

A primeira coisa que devemos saber é que a chegada do coronavírus acabou acelerando alguns processos. Muitas tendências estavam prestes a surgir, mas por conta do distanciamento social, elas acabaram chegando antes.

A modalidade home office existe há muito tempo, porém não em grande escala. Agora, milhares de empresas têm pensado sobre a possibilidade de manter essa forma de trabalho. Além disso, as entrevistas e processos seletivos têm sido realizados da mesma forma.

Outra mudança é em relação a uma maior preocupação com a higiene sanitária dos ambientes de trabalho. Agora, as empresas têm mais responsabilidade com essa questão.

Por isso, ao abrir um negócio, o empreendedor precisa avaliar todas essas questões na hora de iniciar o planejamento.

Vale a pena abrir uma empresa ao final desse período

É verdade que em tempos de crise é muito difícil pensar no futuro. Porém, ao mesmo tempo, é um ótimo momento para novas oportunidades. Neste período de pandemia, muitos negócios surgiram e se estabeleceram no mercado.

Toda crise surge como uma chance de trazer novos aprendizados para os empreendedores e, nesse caso, não é diferente.

Assim, o ideal é avaliar o mercado e efetuar um planejamento antes de iniciar seu negócio. Mas, com muita sabedoria é possível conseguir bons resultados.

Dicas de negócios para abrir após a pandemia

Comércio eletrônico

Com os estabelecimentos fechados, muitas lojas passaram a oferecer serviços de forma online. Em resumo, as mídias sociais se tornaram as maiores vitrines e as entregas passaram a ser feitas em casa.

As compras online têm obtido crescimento há muitos anos, porém em 2020, isso aumentou mais ainda. O mercado foi turbinado e ganhou clientes que nunca imaginaram comprar online.

Franquias

Abrir um negócio através de uma franquia é uma ótima oportunidade para quem quer mais estabilidade para começar. A grande vantagem é ter um modelo de negócio pronto e que já possui uma fórmula de sucesso.

Essa é uma ótima oportunidade para quem já possui um investimento, mas ainda não sabe o que fazer. Todos os processos já estão preparados, desde o modelo de negócio até o marketing.

Delivery

As refeições por delivery também apresentaram uma grande demanda. Afinal de contas, com bares e restaurantes fechados, as pessoas passaram a pedir com maior frequência comida em casa.

Além disso, muitos trabalhadores estão sob o regime home office e por isso fica mais cômodo utilizar esse tipo de serviço.

Se quiser acompanhar mais conteúdos como este, acesse o blog da Anjos Colchões. Você também pode falar com um de nossos consultores e entender mais sobre esta franquia que está alavancando no mercado.

Camila Chaves