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O que é royalties: Todo mundo que quer empreender precisa saber

Por Camila Chaves
O que é royalties

Quem trabalha com franquias com certeza já ouviu falar sobre royalties. Mas, você sabe o que significa esse termo e para o que ele serve? Para te ajudar com essas dúvidas, preparamos um conteúdo sobre o que é royalties, alguns exemplos e como ele funciona no mercado de franquias. Confira!

O que é royalties

De uma maneira geral, esse termo refere-se ao valor que uma pessoa paga periodicamente para utilizar algo que pertence a outra pessoa.

No caso das franquias, um empresário paga um valor para poder utilizar, explorar ou comercializar determinado produto ou serviço que pertence a outra marca, geralmente já estável e renomada no mercado.

Os royalties são previstos pela Lei da franquia, de 26 de dezembro de 2019, e devem ser detalhados no projeto de franquia, bem como no contrato entre as partes.

O objetivo é fazer com que tanto o franqueado como o franqueador estejam cientes dos valores acordados, evitando prejuízos ou erros.

A seguir, confira como funciona cada um desses casos.

Exemplos de royalties

Agora que você já sabe o que é royalties, é hora de conhecer alguns exemplos práticos.

Os royalties que são pagos ao governo se dá através do petróleo, gás natural, entre outros.

No Brasil, os valores pagos pela exploração de cada uma dessas matérias são entregues ao governo.

Assim, a quantia arrecadada vai aos setores de áreas públicas, como a saúde, educação e segurança, por exemplo.

Outro exemplo, porém, no âmbito privado, é o valor pago a determinados artistas pelo uso de suas obras.

Dessa forma, quando uma música é utilizada em um filme ou em uma novela, é preciso pagar royalties ao cantor.

Nas franquias, também é necessário acordar esse valor para utilizar o modelo de negócios e a marca da franqueadora.

E esse pagamento é obrigatório em todos os casos em que existir patente, copyright ou marca registrada.

No caso de direito autoral, o direito expira após 70 anos da morte do autor.

Ou seja, após esse período não é mais necessário realizar o pagamento de royalties.

Âmbito das franquias

Quando o foco são as franquias, o franqueado pode comercializar qualquer produto ou serviço após pagar royalties para a marca, conforme determina o contrato estabelecido entre eles.

E esse valor pode ser cobrado de diversas formas.

Tudo vai depender do que estiver acordado entre as partes.

No Brasil, geralmente o valor cobrado é determinado por meio de percentual, que varia de 5% a 30% do valor bruto que a franquia vende durante o mês.

E justamente por isso, a fiscalização é essencial para regulamentar o processo e analisar possíveis erros, evitando maiores prejuízos.

Assim, uma empresa pode comercializar os produtos de uma marca que já está estável e consolidada no mercado, gerando lucros de forma rápida e simples.

Isso porque lançar um produto totalmente original no mercado pode ser um caminho complexo, uma vez que não é possível prever a reação do público.

No caso das franquias, a imagem que o público tem do produto já é conhecida.

Portanto, isso faz com que o processo de decisão seja mais fácil e assertivo.

Ao investir em uma rede consistente e com boa visibilidade no mercado, o franqueado tem uma rede de contatos confiável, além de fornecedores de qualidade e uma equipe com as mais diversas especializações a seu dispor.

A Anjos Franchising, diferente de muitas franquias, não cobra royalties sobre o faturamento da sua loja!

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Camila Chaves