Avenida Tancredo Neves, 2360 - Santo Onofre/Cascavel-PR      45-3228 2883

Como ficar rico comprando uma franquia

Por Camila Chaves
Como ficar rico comprando uma franquia

“Como ficar rico comprando uma franquia”, geralmente isso é o que dizem como uma maneira de obter independência e criar riqueza, mas os empreendedores precisam saber no que estão entrando primeiro. 

As franquias são promovidas como uma maneira de controlar seu destino e gerar riqueza, obtendo uma vantagem inicial, bem como orientação nos bons e nos maus momentos do franqueador que criou ou controla o modelo de negócios. 

Mas quando um ciclo econômico está no auge, existe o risco de que as pessoas se movam rápido demais para um novo conceito de franquia e não façam o devido acompanhamento do negócio, o que pode levar o sonho de riqueza se transformar em um pesadelo. 

As franquias são frequentemente promovidas como empresas que se saem bem em uma crise, mas não existem pesquisas que apoiam isso. Se alguém está inclinado a comprar uma franquia, seja pela independência ou pela riqueza, é importante ter uma visão clara do que está sendo lançado. Aqui estão algumas questões a considerar.  

A escolha de uma franquia vencedora

Para os iniciantes, dizem os analistas, os investidores devem perguntar se o setor está crescendo. Mas mesmo em áreas de crescimento, nem toda franquia é vencedora. 

Uma franquia, como a economia, é cíclica. Os dados mostram que as principais áreas de crescimento para franquia incluem academias de ginástica, programas educacionais para crianças e o setor de saúde em geral; a comida, como uma categoria ampla, está diminuindo. 

Os potenciais compradores devem examinar cuidadosamente os formulários federais de divulgação necessários para as franquias (COF), prestando especial atenção quando se trata do retorno do investimento e da economia da unidade. 

O segundo grande fator é se a marca é importante. A maioria das pessoas sabe o nome do médico principal, mas provavelmente não sabem o nome da prática médica do médico. No entanto, em caso de emergência, é altamente improvável que as pessoas solicitem um médico pelo nome, baseando-se na reputação do hospital ou centro de atendimento ambulatorial.  

E se você já tem sua própria ideia vencedora, a melhor oportunidade para criar riqueza pode ser se tornar o franqueador, como a Anjos Colchões e Estofados fez, criando um negócio sustentável com baixo risco de investimento, ela cria e gerencia seu conceito e cobra taxas de licenciamento e receita. 

Obtenha suporte corporativo comprando uma franquia 

O segredo para criar uma estratégia que dê retornos rápidos é seguir a direção da empresa de franquia no marketing e com sistemas eficientes. E isso ajuda a alavancar seus negócios.  

Em algum momento o franqueado pode se questionar se isso tudo poderia ter sido feito sozinho, mas tenha certeza de que a fórmula de sucesso está pronta e preparada para aplicação. Todo esse conhecimento foi comprimido e formatado para que os empreendedores possam ter todo suporte necessário. A exemplo da marca Anjos Colchões e estofados, são 30 anos de experiência que são praticamente doados ao franqueado.  

As franquias de maior sucesso se concentram em tecnologias e sistemas que criam uma experiência confortável para os franqueados. Existem diferenças entre um técnico, aquela pessoa com experiência em um determinado campo, de alguém com experiência em negócios. Não quer dizer que uma pessoa que impulsiona uma franquia defina todo valor do negócio, as pessoas precisam tomar cuidado com as franquias que entram.   

Um empreendedor precisa ter alguma experiência quando está comprando uma franquia antes de iniciar uma franquia. Elementos de negócios que contam mais: vendas, marketing, finanças, tecnologia, sistemas, recursos humanos e quem você tem em sua equipe. A Anjos Colchões e Estofados já tem tudo pronto.  

Compreender os riscos 

Existem desvantagens, incluindo o risco de o franqueador não ser bem administrado. Os franqueados perderam toda a riqueza que acumularam na empresa. 

Para evitar armadilhas quando estiver comprando uma franquia, os investidores precisam se perguntar: Será que a franqueadora está observando todos os lados quando se trata de concorrência, economia, mudanças no gosto do cliente? 

A melhor oportunidade de franquia pode não ser aquela que produz o melhor produto, mas aquela que tem o maior poder de compra ou valor agregado.  

Além da diligência financeira e da franquia, os empreendedores devem procurar franqueados de sucesso ou pessoas que saíram da franquia em questão, entender o que deu certo e o que não deu. Como uma pesquisa de mercado sobre a franquia. Um site ótimo para avaliar essa questão é o Reclame aqui.

Outro risco quando está comprando uma franquia, é a saturação excessiva de um conceito em uma área, por isso que é necessário um estudo técnico de viabilidade para definição de locais e lojas, tal como é feito na franquia de colchões da Anjos. Existe um número limitado de lojas que podem ser implantadas em uma cidade de acordo com o número de habitantes.    

E os franqueados falharão porquê? 

De certa maneira existes os riscos que os franqueados precisam assumir. Os riscos que estão totalmente sob seu controle. Uma maneira de mitigar esse risco é fazer o possível para seguir as orientações da franqueadora, pois ela já sofreu tudo o que tinha que sofrer para desenvolver o método, ou o Know How.   

O plano é bem sólido, porém não pode esperar que a franqueadora faça tudo por você. Um empreendedor de verdade sabe que precisa se esforçar e caminhar junto com o modelo de negócio.  

Camila Chaves