Avenida Tancredo Neves, 2360 - Santo Onofre/Cascavel-PR      45-3228 2883

Comprar uma franquia para o pós-pandemia, ainda com dúvidas?

Por Camila Chaves
Antes de comprar uma franquia pense no seguinte: A qualquer momento, poderemos voltar ao trabalho, e é essencial que as empresas já estejam preparadas quando chegar a hora.

Antes de comprar uma franquia pense no seguinte: A qualquer momento, poderemos voltar ao trabalho, e é essencial que as empresas já estejam preparadas quando chegar a hora.

Muitas grandes franquias estão lutando. O problema talvez não seja o modelo de negócios deles; são as condições atuais da pandemia, que pode também ser contestado. Muitas empresas que não prestam serviços essenciais são encerradas. Alguns que permanecem abertos não são lucrativos. Essas circunstâncias são temporárias, mas para muitos franqueados, as consequências serão permanentes. Alguns não sobreviverão. Então, o que acontece com essas empresas quando a quarentena termina?

A economia precisa de comércio e os trabalhadores precisam de emprego. A propriedade de uma franquia também faz parte disso. Como uma indústria que normalmente emprega mais de nove milhões de pessoas apenas nos EUA, precisamos de empresas de franquia em funcionamento o mais rápido possível.

É razoável esperar que uma franquia entre no mercado de um comprador. Aqueles com meios financeiros encontrarão muitas oportunidades. Em alguns casos, eles vêm de franqueadores ansiosos para iniciar a expansão. Também é provável que existam muitos locais de franquia que não puderam suportar a parada prolongada. Você poderá comprar uma franquia rapidamente só precisa de alguém para acender as luzes.

Se você está pensando em mudar, aqui estão algumas ideias que podem ajudar antes comprar uma franquia.

Antes de tudo, considere o que você está deixando

Você está saindo de outro emprego para comprar esta franquia? O que esse trabalho lhe proporcionou durante a quarentena? Quais benefícios você está deixando para trás? Você pode ter perdido o emprego ou odiar o que tem, mas tenha certeza de que um emprego diferente não seria uma solução melhor para você. Só porque você deseja algo novo, não significa que ter uma empresa é a escolha certa.

Mantenha a cabeça fria

Mesmo que a pandemia não tenha impactado seu corpo, ela pode ter impactado sua psique. Muitas pessoas estão tomando decisões emocionais das quais se arrependerão. Seja muito deliberado sobre seus planos. Permaneça objetivo. Não vá comprar uma franquia para se sentir melhor. Compre-o porque é uma decisão inteligente tomada com lógica e clareza.

Avalie cuidadosamente o franqueador

Além de todos os fatores do franqueador que você consideraria em horários normais, agora é uma chance de ver como eles lidam com as adversidades. Como eles suportaram a quarentena? Eles são financeiramente estáveis? O que eles fizeram para ajudar os franqueados durante a crise? Outros franqueados podem responder a essa pergunta. Não assine um contrato para comprar uma franquia, a menos que sejam pessoas com as quais você queira se associar, tanto na doença quanto na saúde.

Pergunte ao franqueador sobre repasse de pontos

Assumir o controle de um local existente o coloca em funcionamento mais rapidamente do que começar do zero. Você também tem mais dados para analisar ao avaliar a oportunidade. Eles saberão quem está vendendo. Também pode haver alguns locais fechados recentemente que eles desejam reabrir.

Avalie cuidadosamente as oportunidades de repasse

Só porque está disponível, não significa que você deve seguir em frente. Está sendo vendido por um motivo. Quais eram seus números antes da pandemia? Foi rentável? Estava crescendo? Você pode trazer algo novo para os negócios? Não deixe que um preço baixo o leve a comprar um navio naufragável.

Avalie cuidadosamente o contrato de nova franquia

Se você está comprando um local existente, pode estar assumindo o contrato assinado pelo comprador ou ser solicitado a assinar um novo contrato com termos diferentes. Veja o que você concorda e verifique se a empresa está bem administrada, conforme necessário.

Negocie com uma perspectiva de bondade, não de poder

Agora não é hora de explorar um proprietário angustiado. Você pode obter termos favoráveis ​​sem ter que “vencer”. Crie um acordo que faça todos felizes.

Pedir por uma venda parcelada

Mesmo se você não conseguir um empréstimo bancário, é provável que muitos proprietários de franquias que desejam sair estejam dispostos a permitir que você os pague diretamente a longo do tempo. O financiamento do vendedor é muito comum.

Provavelmente, você pode oferecer ao vendedor mais dinheiro do que obteria com uma venda tradicional (já que eles estão dando tempo e assumindo mais riscos), mas com condições de pagamento melhores para você. Não deixe de consultar um advogado.

Considere contratar o proprietário anterior

Embora você não queira empregar alguém que não administrou bem os negócios, é possível que eles sejam bons líderes que estejam vendendo por razões financeiras. Eles podem ser gratos por um salário regular fazendo um trabalho que eles já conhecem.

E se for uma venda parcelada, eles podem ficar felizes em garantir que os negócios permaneçam estáveis. Você pode até fazer parte do contrato de compra deles. Considere todas as dinâmicas sociais, no entanto, para garantir que você possa colaborar sem nenhuma tensão ou luta pelo poder.

Fale com o proprietário do estabelecimento quando for comprar uma franquia

Se você está pensando em uma oportunidade de varejo ou algo com espaço para escritório, verifique se o proprietário trabalhará com você. Alguns podem ficar aliviados por manter o espaço ocupado e oferecer bons termos. Alguns podem esperar um aluguel mais alto.

Você também quer ter a opção de estender/renovar a concessão. Esclareça quais serão esses termos antes de fazer um acordo com o comprador. E agora que as pandemias não são mais teóricas, observe mais de perto (ou peça ao seu advogado que revise) a cláusula de força maior.

Alinhe-se com ótimos funcionários

Depois de anos lutando para encontrar bons membros da equipe disponíveis, os empregadores agora têm acesso a um grande conjunto de talentos. Um negócio existente pode vir com a gerência e os funcionários atuais. Isso pode ou não ser bom. Com tantas pessoas boas precisando de trabalho, não há necessidade de você se acomodar. Procure ótimas pessoas e segure-as. Abrir um novo negócio é mais fácil quando você se cerca de estrelas.

Economize tanto dinheiro quanto possível

Hoje em dia o dinheiro é rei. Ninguém sabe se, e quando precisaremos voltar para casa para outra quarentena. Também não sabemos como as pessoas gastarão seu dinheiro durante a recuperação econômica. Planeje financeiramente o pior. Você precisa investir dinheiro para comprar uma franquia. Você precisa economizar dinheiro para ganhar tempo.

Prepare-se para outra pandemia

Se você for comprar uma franquia que não durou mais do que o isolamento, o que fará de diferente se houver uma segunda onda? Como você manterá as contas pagas? Como você cuidará dos funcionários? De que maneira você pode atender os clientes e gerar receita que não estava acontecendo antes? Essas são perguntas que também devemos fazer quando voltamos aos negócios.

Boas oportunidades podem ser encontradas em qualquer economia. Comprar uma franquia quando a pandemia termina pode muito bem ser uma. Apenas certifique-se de fazer sua lição de casa e esteja preparado para qualquer coisa.

Fonte: Entepreneur. Texto: Scott Greenberg, Palestrante sobre Franquias, Consultor e Autor.

Preencha o formulário abaixo e seja um franqueado hoje.

    Camila Chaves