Avenida Tancredo Neves, 2360 - Santo Onofre/Cascavel-PR      45-3228 2883

Como abrir uma franquia: faça o teste e saiba se você está pronto!

Por anjosces

Franquia, essa é uma palavra que caiu no gosto dos brasileiros nos últimos anos, seja pela falta de espaço no mercado habitual ou pelo desejo de independência financeira. Mas e você, será que sabe como abrir uma franquia?

Basta pesquisar pelo assunto na internet para deparar-se com diversas opções de negócio, que vão de alimentação saudável até modelos de salão de beleza e barbearia. As franquias estão em tudo e é difícil imaginar grandes marcas que não possuem unidades em outros locais.

É claro que existem inúmeros modelos de franquias, desde as mais tradicionais, com empresas multinacionais, até aquelas mais inovadoras e com pensamentos mais modernos.

Entretanto, antes de sair procurando, é importante que você saiba como abrir uma franquia e se está preparado para isso. Vamos ver?

Número de franquias no Brasil

De acordo com os últimos dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2019, as franquias brasileiras atingiram um faturamento de R$186,755 bilhões. Essa quantia é um dos recordes dos últimos anos e representa um aumento de 6,8% em relação ao ano anterior.

Outro número importante é o de novas franquias. De acordo com a mesma pesquisa, surgiram 4,7% de novos franqueados em todo o país.

Para quem deseja abrir uma franquia, esses dados são muito relevantes e auxiliam no entendimento sobre o setor e as percepções de quem já faz parte do negócio.

Como abrir uma franquia: vamos ao teste!

Este é o momento mais esperado do conteúdo, chegou a hora de saber se você está preparado para abrir uma franquia. Vamos ver alguns requisitos essenciais que não podem faltar? Confira!

Dominar a gestão de tempo

Você é bom em organizar o seu tempo e elencar as atividades principais do seu dia ou tem dificuldade para saber o que é mais importante? Se o seu perfil é compatível com a primeira opção, então você pode ser um bom franqueado, porque ser dono do próprio negócio exige gerenciamento de atividades e tempo.

Dessa forma, você não conseguirá estar presente em todas as atividades referentes a sua franquia, mas deve saber quais são as mais importantes e quais compromissos não podem faltar na sua agenda!

Ser bom no relacionamento pessoal

Esse é outro desafio que acompanha quem deseja ser dono de uma franquia. Lidar com pessoas é mais do que ouvir, é estar aberto a compreender o outro, principalmente quando o assunto é a atividade exercida no trabalho.

Por exemplo, muitas pessoas pedem demissão porque não possuem um líder, mas alguém que não tem empatia pelo próximo, não sabe conversar etc. Portanto, se você for capaz de escutar as pessoas e modificar situações que podem melhorar o ambiente de trabalho, você está preparado para ser um franqueado.

Possuir capital de investimento

O capital para ser investido também é algo que deve ser levado em consideração. Pense em todas as formas de franquias e escolha a que a rentabilidade será alta e trará resultados em pouco tempo.

Agora, ao fim do nosso teste, fica a pergunta? Você está preparado para ser o dono de uma franquia?

Para conferir mais conteúdos como esses, acesse o blog da Anjos Colchões e Sofás.